O festival anual Burning Man divulgou o projeto do Templo de 2024 na Cidade Black Rock, que se tornará a instalação central durante o festival que acontece entre 25 de agosto e 2 de setembro de 2024, no Deserto Black Rock, em Nevada. Intitulado "O Templo de Todos", a proposta foi projetada por Caroline Ghosn e tem inspiração na arquitetura religiosa neogótica e nos estilos art déco, além das técnicas de tecelagem libanesas Khaizaran. Selecionado através de uma competição internacional, o projeto busca trazer intervenções inovadoras que se encaixem na tradição do Burning Man.
Com 28 metros (94 pés) de diâmetro e 21 metros (70 pés) de altura, a estrutura reproduz o motivo de mãos unidas em oração, simbolizando espiritualidade, união e humildade. Os arcos ogivais neogóticos, que se repetem ao longo do volume, e as formas geométricas em camadas inspiradas no estilo Art déco adicionam complexidade à composição geral.
A instalação é revestida com junco tecido seguindo técnicas tradicionais de Khaizaran, em uma homenagem às memórias de infância de Caroline. Além de proporcionar uma estrutura leve, o uso desses materiais sustentáveis e reutilizáveis permite a participação de voluntários de todos os níveis de habilidade na construção.
De acordo com os organizadores, o Templo foi apreciado por sua sensação de familiaridade, criando espaços convidativos e confortáveis que homenageiam os Templos do passado. Entre eles, Caroline faz referência ao Templo da Graça, de David Best, a estrutura central durante a primeira experiência do Burning Man de Caroline em 2014. O conjunto dos elementos do projeto configura um espaço concentrado no centro, interpretando um altar definido pelo levantamento de lanternas, simbolizando a energia unida e a jornada compartilhada.
Como um local para projetos experimentais e exploração artística em grande escala, festivais de música oferecem oportunidades para arquitetos e designers de todo o mundo apresentarem suas ideias mais ousadas, estimulando a imaginação dos participantes com exibições inovadoras e cores vibrantes. Na edição do Burning Man do ano passado, o tema Animalia inspirou intervenções tecnológicas em larga escala espalhadas pelo deserto de Nevada.